A palavra Yoga é derivada da expressão em Sânscrito yuj, que significa “unir”. Portanto, Yoga significa “união” ou “unidade”, uma união entre a consciência individual e a consciência cósmica. Em outras palavras, uma união entre nós e o divino.
A arte do Yoga pode ser descrita como um grupo de práticas físicas, mentais e espirituais destinadas a purificar e transformar a mente, invocando uma mudança em nossa consciência para níveis mais elevados de percepção.
A prática visa despertar nossa consciência espiritual interior e desbloquear o potencial divino interno, uma fonte de felicidade, inspiração e criatividade. Isso significa que o Yoga o ajudará a despertar para uma vida mais alegre.
A questão é: como o Yoga pode nos levar a descobrir nosso poder interior?
A filosofia hindu vê um ser humano como um microcosmo. Isso significa que cada um de nós é um mundo pequeno e nossa estrutura corresponde ao macrocosmo, ou seja, o Universo. Em outras palavras, somos uma cópia microcósmica do Universo, e as energias encontradas no cosmos também existem dentro de nós.
Cada um de nós tem uma essência divina chamada Atman. O yoga ajuda-nos a acalmar nossos impulsos e a turbulência de pensamentos para nos conectar com a nossa essência divina, o “Eu superior” ou “Eu divino”.
O sábio Patañjali, que codificou os “Yoga Sutras”, descreve neste livro clássico as oito partes do Yoga, que são etapas pelas quais precisamos passar antes de atingir o objetivo do Yoga: união com o Divino. Ao longo do caminho, as práticas de autodisciplina e meditação nos ajudam a purificar o corpo e a mente para desenvolver hábitos virtuosos, saúde radiante, aumento da força mental e um profundo sentimento de paz e alegria.
Existem seis caminhos diferentes do Yoga que levam a esse objetivo:
Karma yoga (caminho da atividade)
Bhakti yoga (caminho da devoção)
Jnana yoga (caminho da sabedoria)
Raja yoga (caminho da introspecção)
Hatha yoga (caminho do poder interior e da autotransformação)
Mantra Yoga (caminho do som sagrado)
Como os galhos de uma árvore, presos a um único tronco, os caminhos do Yoga estão todos conectados ao mesmo objetivo, que é guiar-nos para a jornada mais longa de nossas vidas: a jornada interior para descobrir nossa verdadeira natureza divina.