Na filosofia do Yoga, o Karma Yoga é um caminho espiritual baseado no “Yoga da Ação”. É um caminho de serviço altruísta a outras pessoas. É uma oportunidade para se desapegar dos próprios desejos e sentimentos para nos concentrarmos em outras pessoas.
Como escreveu Mahatma Gandhi: “A melhor maneira de se encontrar é se perder a serviço dos outros.” Em outras palavras, quando servirmos os outros, nos livramos do egoísmo, reduzindo o poder do ego e desenvolvendo qualidades virtuosas, como humildade, generosidade, paciência, perdão, resiliência e equilíbrio.
Como praticar Karma Yoga?
Podemos praticar Karma Yoga em uma variedade de atividades. Sempre que servimos os outros desinteressadamente e dedicamos o trabalho a Deus ou para um propósito mais elevado, estamos praticando o Karma Yoga.
Podemos ser voluntários para ajudar a cuidar de idosos ou doentes, apoiar abrigos de animais, projetos comunitários e assim por diante. As opções são ilimitadas. Existem apenas dois requisitos essenciais para a prática do Karma Yoga:
1- Desapego dos resultados
Não se concentre nos resultados do seu trabalho. Isso libertará seus desejos e medos.
2- Entregar os resultados ao poder superior
Ao dedicar suas ações a Deus (qualquer que seja a forma de Deus com a qual você se identifique), você desenvolverá devoção e atuará como um instrumento da Consciência Suprema. Isso significa que você deixa de ser o executor para agir como uma ferramenta do Poder Superior, que está trabalhando através de você. Colocando de uma outra forma: você passa a fazer parte da dança cósmica do Universo e seu trabalho se torna uma meditação nutritiva.
A prática do Karma Yoga purifica nossos corações e mentes de emoções negativas como egoísmo, ganância, arrogância, ódio e vaidade, preparando-nos para o entendimento da verdade Superior e da unidade com o divino.