Jñāna Yoga, também conhecida como Jnanamarga, é o caminho da sabedoria. O praticante aprende sobre a doutrina do Vedanta. É um estudo das escrituras do Yoga acompanhado de reflexão e meditação.
A Jñāna Yoga é considerada o caminho mais difícil porque lida com a “realidade sem forma”, exigindo grande força de vontade e intelecto para compreender.
Jñāna em sânscrito significa “conhecimento”. Se refere ao o conhecimento que conduz o ser humano ao estado chamdado Moksha ou Nirvana. A palavra Moksha é usada principalmente pela tradição hindu, enquanto o Nirvana é usado pela tradição budista, mas essas duas expressões têm o mesmo significado. Se referem à libertação da ignorância para a auto-realização, o que leva à libertação do ciclo da morte e do renascimento.
De acordo com as tradições hindus e budistas, não é possível alcançar a perfeição em apenas uma vida; assim, nossa alma imortal viaja por diferentes corpos no ciclo de morte e renascimento. Cada nova vida é uma oportunidade de crescer e se desenvolver espiritualmente. Dependendo do nosso karma nas vidas presentes e passadas, passamos pelo sofrimento, felicidade e lutas correspondentes ao nosso desenvolvimento. Temos que viver muitas vidas e muitas experiências para alcançar a perfeição e nos tornar um com o Divino. Somente aí o ciclo de morte e renascimento aqui na Terra pode terminar.
O objetivo do Jñāna Yoga é a busca do conhecimento real para alcançar essa libertação (Moksha) do ciclo de morte e renascimento (samsara). Moksha é alcançado através da união com Deus e a Jnana Yoga é um dos três principais caminhos mencionados nas escrituras antigas do Yoga para isso. Os outros dois principais são Karma Yoga e Bhakti Yoga.