É muito comum confundir Yoga com Hatha Yoga, que é um ramo do Yoga que se concentra na purificação do corpo e da mente. O Hatha Yoga foi projetado para alinhar o corpo, a mente e o espírito para a meditação. É um caminho de desenvolvimento interior e autotransformação.
Hatha é uma palavra que vem do Sânscrito e pode ser dividida em duas palavras menores: ha, que significa “sol” e tha, que significa “lua”. A palavra Hatha também significa “voluntarioso” ou “força” e, por isso, se refere a um sistema de técnicas físicas para equilibrar o fluxo de energias do corpo, aumentando a saúde física, estabilidade mental e o desenvolvimento espiritual.
A Hatha Yoga ajuda a redirecionar a força vital (prana) dos centros inferiores para os superiores. As práticas consistem em asanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios respiratórios), mudras (gestos das mãos), bandhas (bloqueios aplicados no corpo) e shatkarmas (práticas de limpeza). Esse conjunto de práticas equilibra as energias do corpo, curando o corpo e a mente.
Na filosofia do Yoga, a Hatha Yoga foi originalmente indicada como uma preparação para a Raja Yoga, porque prepara o corpo e a mente para os estados de consciência superiores. Em sânscrito, Raja significa “rei”. Raja Yoga é considerada a “Yoga Real”, focando na evolução da consciência para o desenvolvimento espiritual.