Os três textos clássicos do Hatha Yoga

By Alice Avillar

Hatha Yoga Pradipika

Hatha Yoga Pradipika é um manual clássico sobre Hatha Yoga. Foi escrito em sânscrito por Swami Swatmarama, um discípulo de Swami Goraknath, no século XV. É considerado o texto mais antigo do Hatha Yoga. O Hatha Yoga Pradipika contém instruções sobre a prática de posturas de Yoga (Asanas), exercícios respiratórios (Pranayama) e técnicas de purificação (Kriyas), além de uma descrição das diferentes energias do corpo.

Gheranda Samhita

Gheranda Samhita é uma expressão em sânscrito que significa ‘compêndio de Gheranda’. Foi escrito no século XVII e é considerado a mais enciclopédica dos três textos clássicos sobre Hatha Yoga. Este trabalho abrangente concentra-se nos Shat Kriyas, que são exercícios para a limpeza dos órgãos internos.

Siva Samhita

Siva Samhita, cujo autor é desconhecido, significa ‘compêndio de Siva’. É um diálogo entre o Deus Shiva e sua parceira Parvati. Ele cobre os diferentes assuntos filosóficos, asanas, meditação, energias do corpo, a importância do Guru, os quatro caminhos do yoga e métodos para superar os obstáculos à libertação.