O que é Raja Yoga?
Raja Yoga também é conhecida como a “Yoga Real” por causa da sua ênfase na meditação e evolução da consciência. Na clássica escritura Yoga Sutras de Patanjali são apontados Oito Partes da Raja Yoga, que são diretrizes para alcançar o objetivo do Yoga: união com o Divino. Ao longo do caminho, essas diretrizes ajudam a purificara a mente e do corpo, aumentando a capacidade física e mental.
Para alcançar uma a com o Divino, é preciso aprender a controlar e disciplinar a mente. O Raja Yoga nos fornece oito tipos diferentes de práticas para treinar a mente para autodisciplina e transformação.
Em resumo, os oito membros são:
1) Yamas (autocontrole ético),
2) Niyamas (observâncias éticas),
3) Asana (posturas físicas iogues),
4) Pranayama (controle da respiração),
5) Pratyahara (afastando a mente dos sentidos),
6) Dharana (concentração profunda),
7) Dhyana (meditação profunda),
8) Samadhi (super-consciência)
O Raja Yoga fornece um caminho para treinar a mente a ficar tranquila e concentrada, aumentando nossa energia e trazendo um profundo sentimento de paz, alegria e satisfação.
As práticas da Raja Yoga constroem uma base de comportamento ético e disciplinado. Através da prática da meditação você aos poucos acalma e purifica o corpo e a mente para desenvolver qualidades do divino em você, ou seja despertar seus talentos e suas virtudes.
A Raja Yoga afirma que Yamas e Niyamas (princípios morais) devem ser praticados primeiro. Isso significa que você primeiro precisa aperfeiçoar Yamas e Niyamas. Caso contrário, os asanas podem falhar em dar resultados desejáveis como prática.